É com profunda tristeza que a Secretaria Geral da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA) e o Diretório Acadêmico de Arquivologia (DACAR-UNIRIO) vem por meio desta mensagem se solidarizar com parentes, amigos, professores e estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense pela grande perda no campo de Arquivologia que a professora Maria Odila representa para todos nós que atuamos na área.
A professora Maria Odila teve sua graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1976) , mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) . Era professora da Universidade Federal Fluminense com experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arquivologia, Ciência da Informação, Teoria arquivística, informação arquivística.
Sua atuação academica orientando ou produzindo é vasta, destacando-se as seguintes pulbicações:
1. FONSECA, M. O. K. . Arquivologia e Ciência da Informação. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2005. v. 1. 121 p.
2. FONSECA, M. O. K. (Org.) ; JARDIM, José Maria (Org.) . A Formação do Arquivista no Brasil. Niterói: EUFF, 1999. v. 1.
3. FONSECA, M. O. K. . Manual de Redação Oficial. Belo Horizonte: Governo do Estado de Minas Gerais, 1997.
A Arquivologia no Brasil perde um grande icone.
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Renato Motta
Diretor de Assuntos Externos do DA de Arquivologia - UNIRIO
Diretor da Secretaria Geral da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia - ENEA
Rio de Janeiro-RJ
///////////////////////////////////////
Nenhum comentário:
Postar um comentário