Ontem (24/11/2007) ocorreu, dentro do VII CAM, o Encontro de Estudantes de Arquivologia do Mercosul na Corporaccion Cultural em Viña Del Mar en Chile.
No primeiro momento ocorreram as seguintes palestra:
Houve um coffe break
Na continiacao O Professor e diretor da Universidade Catolica do Peru, Cesar GutierrezMuñoz deu um show sobre a sua experiencia e a vocaçao de um profissional.
Em seguida o estudante Vinicius Navarro da UFRGS apresentou um trabalho sobre o historico de todos os Encontros de Arquivologia Latino Americanos.
Depois foi a vez dos estudantes de Cordoba /Argentina apresentarem um historico e estrutura do curso e dos ciclos do curso de Licenciatura do Curso de Arquivologia.
Depois o estudante Renato Motta (DACAR-UNIRIO/ENEA) apresentou a Estrutura da ENEA, as escolas, o historico dos encontros e a politica que foi definida no ENEARQ de Santa Maria (alias quem quiser esta apresentaçao basta solicitar pelo email do DACAR)
Em seguida, foi a vez da estudante da Escola Nacional do Peru falar sobre o curso de arquivologia, nos informando que o diploma é equivalnete a um curso politecnico que algumas faculaddes do Brasil emitem.
Depois o Vinicus, que recebeu uma apresentacao dos estudantes do Mexico, leu a carta sobre a organizacao de um periodico e do site http://www.archivoque.com.mx, dos estudantes do Mexico.
Vinicus emseguida leu as connsideraçoes do Encontro solicitando a mudança de nomepara o antigo Encontro Latino Americano de Archivologia e logo em seguida distribuiu ao final o Cordel da UEPB sobre a Arquivologia.
Os estudantes de Cordoba, Peru, e os estudantes de Biblioteconomia daqui do Chile (nao existe curso de arquivologia aqui no Chile) professores e arquivistas presentes pegaram esses cordeis.
Tambem recebemos um CD do Archivo Que! do Mexico
Um comentário:
Alguma polêmica? Houve alguma discussão sobre a arquivologia e a biblioteconomia como ciências da informação? Algum debate sobre a disciplina no meio acadêmico, produção intelectual, etc? Sobre a organização dos cursos nos diversos países? Sobre o Conselho de Arquivistas nos países? Tenho um monte de interrogações que talvez possam ser respondidas pelo DA. Um grande abraço para todos, Cynthia (Arquivista/IPHAN)
Postar um comentário