29 março 2011

II REPARQ

Está confirmada para novembro de 2011, de 16 a 18, no
Rio de Janeiro, a segunda edição da Reunião Brasileira de
Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ). O evento
terá como tema: “Novas dimensões da Pesquisa e do
Ensino da Arquivologia no Brasil”.

A II REPARQ é uma promoção da Escola de Arquivologia
da UNIRIO e do Curso de Arquivologia da UFF.

Informações completas em:
http://reparq2011.blogspot.com/

Fonte: http://www.aaerj.org.br/wp-content/uploads/2011/03/infaaerj078.pdf

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ARQUIVOS

O Ministério da Justiça, anunciou, através da Portaria nº 227,
publicada no dia 09/03/2011, a composição de um Comitê que
elaborará estudos que visam a realização da I Conferência Nacional
de Arquivos. Confira os principais trechos da Portaria 227 MJ:

Art. 1o Criar o Comitê de Elaboração do Projeto para realização da I
Conferência Nacional de Arquivos.

Art. 2o O Comitê terá como função elaborar o projeto de realização
da Conferência, incluindo sua estrutura, bem como das préconferências
regionais que a integram, cronograma, orçamento
necessário e providências iniciais a serem tomadas pelo Ministério
da Justiça.

§ 2o O Comitê em sua primeira reunião elegerá um Grupo de
Trabalho para sistematizar as informações coligidas e redigir minuta
do projeto de realização da I Conferência Nacional de Arquivos.

Art. 3o O Comitê será integrado pelos seguintes membros:

I - Ismênia de Lima Martins - Associação Nacional de História -
ANPUH, que o Coordenará;

II - Alfredo Tiomno Tolmasquim - Museu de Astronomia e Ciências
Afins - MAST/MCT;

III - Anna Carla Almeida Mariz - Universidade Federal do Estado do
Rio de Janeiro - UNIRIO;

IV - Beatriz Kushnir - Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro -
AGCRJ/SC/RIO;

V - Carmen Tereza Coelho Moreno - Arquivo Nacional - NA/MJ;

VI - Célia Maria Leite Costa - Museu da Imagem e do Som - MIS/RJ;

VII - Daniel Beltran Motta - Sindicato Nacional dos Arquivistas -
SINARQUIVO;

VIII - José Maria Jardim - Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro - UNIRIO;

IX - Lúcia Maria Velloso de Oliveira - Associação dos Arquivistas
Brasileiros - AAB;

X - Paulo Knauss de Mendonça - Arquivo Público do Estado do Rio
de Janeiro - APERJ/CC/RJ;

XI - Paulo Roberto Elian dos Santos - Casa de Oswaldo Cruz -
COC/FIOCRUZ/MS;

XII - Ivan Fernandes Neves - Assessoria Especial do MJ.

§ 1o O Comitê terá um prazo de 60 dias para elaboração do projeto,
podendo ser prorrogado por aprovação e solicitação deste.

§ 2o A participação no Comitê não enseja remuneração de qualquer
espécie, considerada serviço público relevante.

Art. 4o Findos os trabalhos do Comitê, a Presidência do CONARQ
convocará, no prazo máximo de 30 dias, reunião de seu Plenário
para exame, avaliação e aprovação do projeto da I Conferência
Nacional de Arquivos, que deverá ser encaminhado ao Ministro da
Justiça para aprovação final e publicação de Decreto de convocação
da Conferência e criação da Comissão Organizadora visando a sua
consecução.

Fonte: http://www.aaerj.org.br/wp-content/uploads/2011/03/infaaerj078.pdf

23 março 2011

Curso Prático de Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Data: Dias 26/03 e 02/04 das 09:00 às 18:00

Objetivo

Capacitar os participantes na intregação de arquivos em sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos através do Modelo de Requisito para Sistema Informatizado de Gestão de Arquivistica de Requisitos para Gestão de Arquivos Eletrônicos (MOREQ), e num largo conjunto de normas, manuais e orientações técnicas. O curso tem por objeto, os documentos de arquivo que são produzidos em sistemas ou ambientes de rede, ou seja, documentos eletrônicos, incluindo bases de dados.

Conteúdo

1. Conceitos Básico e Definições;
2. Normas de referência;
3. Concepção de sistemas de informação;
4. Princípios da gestão de documentos eletrônicos;
5. Levantamento da produção documental, análise e identificação das tipologias documentais;
6. Requisitos para sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos - E-ARQ;
1. Aspectos de funcionalidade;
1. Organização dos documentos arquivisticos: plano de classificação e tabela de temporalidade;
2. Tramitação e fluxo de trabalho;
3. Captura;
4. Avaliação e destinação;
5. Pesquisa, localização e apresentação dos documentos;
6. Segurança;
7. Armazenamento;
8. Preservação;
9. Funções administrativas;
10. Conformidade com a legislação e regulamentações;
11. Usabilidade;
12. Interoperabilidade;
13. Disponibilidade;
14. Desempenho e escabilidade;
7. Metadados de preservação digital;
8. Acessibilidade a curto e a longo e a longo prazo;
9. Modelo Open Archival Information System (OAIS);


Docente: Maria Rosângela da Cunha

Biblioteconomista com especialização em Organização de Arquivos Públicos pela USP. Pós Graduação pela Universidade de Alcalá de Henares – Espanha. MBA em Administração e Sistemas de Informação pela UFF. Membro de diversos Comitês da categoria entre eles o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO. Chefe do Departamento de Arquivos da Marinha. Professora do MBA em Arquivologia e Gestão documental da UNIP, já ministrou diversos Cursos na área.

Carga Horária:
18 horas

Fonte: http://www.freitasbastos.com/cursos/curso-de-gerenciamento-eletronico-de-documentos.html

Curso de Metadados

Curso organizado pela ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS – AAB, com o apoio da Fundação Casa de Rui Barbosa

Curso de Metadados

Instrutor: Ana Pavani, Professora associada e Coordenadora do LAMBDA – Laboratório de Automação de Museus, Bibliotecas Digitais e Arquivos da PUC-Rio


Ementa: O objetivo deste módulo do curso é: fornecer os conceitos básicos sobre metadados; apresentar os principais conjuntos de metadados em uso (inclusive o ISO 15863/2003); explicitar a importância dos metadados referentes aos processos de captura de objetos digitais oriundos da digitalização de itens tradicionais; apresentar a interoperabilidade de coleções digitais para transferência de metadados através do OAI-PMH – Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting; e descrever o papel dos metadados e sua formatação em XML na transferência.


Programa:

A informação e a informação digital
O acervo tradicional, o acervo digitalizado e o acervo nascido digital
As relações entre os acervos
Os metadados
Os principais conjuntos de metadados e seus objetivos
O DCMES – Dublin Core Metadata Element Set (ISO 15836/2003)
Os elementos descritores do processo de digitalização
A captura dos metadados de digitalização durante o processo
Interoperabilidade, transferência de metadados e o OAI-PMH – Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting
Os metadados e o seu intercâmbio em XML
A importância dos metadados no processo de curadoria digital

Carga horária: 8 horas.

Data: 11 e 12 de abril de 2011.

Local: Sala de Curso da Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 - Botafogo – Rio de Janeiro - RJ

Horário: 13hs às 17h

Investimento:


Profissional - R$ 300,00
Estudante não sócio – R$ 150,00


Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.


Sócio profissional – valor do investimento: R$ 120,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 60,00


Inscrições até 08 de abril de 2011.


Procedimentos para inscrição

Preencher a ficha de inscrição on-line e efetuar o pagamento através de depósito bancário (Banco Itaú - Agência 0733 C/C 50748-7) e posterior envio do comprovante bancário por Fax (021) 3852-2541 ou para o e-mail aab@aab.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , constando o nome do curso e nome do aluno.

Preencha aqui sua ficha de inscrição
Ou diretamente na sede da AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 13h às 17h30h

A inscrição somente estará efetuada após confirmação do pagamento.

Mais informações:
Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ). Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br

Fonte: http://www.aab.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=294%3Acurso-de-metadados&catid=40%3Adestaques&lang=pt

Curso de indexação em arquivos

Curso organizado pela ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS – AAB, com o apoio do Museu da República.

Instrutor: Isabel Cristina Borges de Oliveira, Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Cultural (Mestrado Profissional) do Centro de Pesquisas e Documentação em História Contemporânea – CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas. Graduada em Arquivologia e História. Experiência na área de descrição e controle terminológico, incluindo a organização de arquivo pessoal e construção de vocabulário controlado para instituições como Museu da República e Fundação Casa de Rui Barbosa. Consultora da Amplex Consultoria & Sistemas.

Ementa: O curso tem por objetivo instrumentalizar os participantes para que possam definir pontos de acesso aos acervos arquivísticos. A abordagem do curso considera a padronização dos termos como um facilitador do processo de acesso às informações sobre os arquivos. Ao final do curso os participantes farão um conjunto de exercícios de indexação.

Programa:

1) Indexação: conceituação
2) Um panorama da indexação arquivística
3) Indexação arquivística: princípios norteadores
4) Indexação em arquivos: a definição dos pontos de acesso
5) Relacionamento entre a descrição e os pontos de acesso
6) Exercícios

Carga horária: 16 horas.

Data: 31 de março e 01 de abril de 2011.

Local: Auditório do Museu da República
Rua do Catete, - Catete – Rio de Janeiro - RJ

Horário: 9hs às 17h

Investimento:
Profissional - R$ 500,00
Estudante não sócio – R$ 250,00

Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.

Sócio profissional – valor do investimento: R$ 200,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 100,00

Inscrições até 29 de março de 2011.

Procedimentos para inscrição

Preencher a ficha de inscrição on-line e efetuar o pagamento através de depósito bancário (Banco Itaú - Agência 0733 C/C 50748-7) e posterior envio do comprovante bancário por Fax (021) 3852-2541 ou para o e-mail aab@aab.org.br, constando o nome do curso e nome do aluno.

Ou diretamente na sede da AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 13h às 17h:30h

A inscrição somente estará efetuada após confirmação do pagamento.

Mais informações:

Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ). Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br

Fonte: http://www.aab.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289%3Acurso-indexacao-em-arquivos&catid=40%3Adestaques&lang=pt

IV Encontro de Bases de Dados Sobre Informações Arquivísticas

Desafios Contemporâneos: Gerenciar, Conectar e Dar Visibilidade aos Arquivos

Fundação Casa de Rui Barbosa, 4 - 6 de Maio de 2011 - Rio de Janeiro

Informações disponíveis em: .

I Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática (CBPD)

De 18 a 20 de maio de 2011 – Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro

O I Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática, tem como proposta ser um evento bienal, que congrega arquivistas, pesquisadores, técnicos de arquivo, estudantes de Arquivologia, Letras, História e demais profissionais interessados nas questões que abrangem as informações contidas nos documentos de arquivos, trata das normas para sua transcrição, análise da autenticidade dos documentos e é essencial para os arquivos e a sociedade do conhecimento e da informação.

A primeira edição será realizada em 2011, na cidade de Campos dos Goytacazes, organizada pela Associação Cultural do Arquivo Público em conjunto com a AAERJ, com apoio da UNIRIO e Arquivo Nacional e instituições públicas e privadas. Essa primeira edição do CBPD é uma das atividades previstas na comemoração dos dez anos de funcionamento do Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes.

Na Plenária final será definida a cidade onde ocorrerá a próxima edição do Congresso.

A Paleografia e a Diplomática são disciplinas de grande importância nos cursos de História, Letras, Museologia, Biblioteconomia, Arquivologia e Documentação.

Em breve, as informações completas de inscrição e da programação do I CBPD.

Informações iniciais no site oficial: http://www.paleografia.arquivista.net

17 março 2011

MONITORIAS

Monitoria de Classificação de Documentos Arquivísticos

Quantidade de vagas: 01

Prova dia 22/03, às 18h.

Inscrições na Escola de Arquivologia


Monitoria de Políticas de Acesso às Informações Arquivísticas

Quantidade de vagas: 01

Prova dia 23/03, às 18h.

Local: DEPA

16 março 2011

Jornada de Iniciação Cientifica da UNIRIO



Essa semana (14 a 20 de março) é o prazo para o envio de resumos expandidos dos nossos alunos para a apresentação de trabalhos na Semana de Iniciação Científica da Unirio.
Este ano, pela primeira vez, haverá uma sala somente para os trabalhos de Arquivologia. Precisamos justificar essa nossa conquista com um bom número de alunos inscritos. Isso será importante também para o nosso Mestrado.

Podem participar os alunos que estão, de alguma forma, participando das pesquisas cadastradas por nós, professores, ainda que como voluntários (as pesquisas que ainda não estão cadastradas também podem). Além disso, os alunos podem também apresentar os seus trabalhos de conclusão de curso.

Segue o Edital com os detalhes:

http://www.unirio.br/propg/pesq/Regulamento%20JIC.doc

12 março 2011

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O XV ENEArq




http://www.4shared.com/document/_NQkDdSV/INFORMAES_GERAIS_SOBRE_O_XV_EN.html


http://xvenearq.blogspot.com/

ROTEIRO DO TRANSPORTE INTERCAMPI DA UNIRIO

Atenção para alguns ajustes no Intercampi.

Os horários indicados para paradas estão sujeitos a alterações por questões do trânsito.
Destacamos a implementação de um novo horário para o microônibus a noite que prioriza estudantes de Cursos Noturnos do IB.
As rotas podem ser alteradas pela inexistência de demanda em alguns pontos do roteiro.
Estamos aguardando a regularização de um segundo ônibus urbano para ampliar os horários de atendimento.


MANHÃ: Saída às 06:30 da Urca
Ônibus Urbano

 Campus 458 (em frente da Biblioteca)
 Campus 296
 Praça XV (Mergulhão) – 07:00
 Central do Brasil (Rua General Kaldwel com Presidente Vargas) -07:00
 Estação do Metrô São Cristóvão (Ponto da Estação) – 07:15
 HUGG – 07:20
 Instituto Biomédico (IB) – 07:30
 Campus Urca 296
 Campus Urca 458

Previsão de chegada: 08:00

Microônibus

 Central do Brasil (Rua General Kaldwel com Presidente Vargas)– 07:20
 IB – 07:30
 CCJP (São Clemente Estação do Metrô de Botafogo)
 Campus 296
 Campus 458

Previsão de chegada: 08:00

TARDE: Saída 12:15 da Urca

Ônibus Urbano

 Campus 458
 Campus 296
 Praça XV (Mergulhão) – 12:30
 Central do Brasil (Rua General Kaldwel com Presidente Vargas)– 12:45
 Estação do Metrô de São Cristóvão (Ponto de Estação) - 13:00
 HUGG – 13:10
 IB – 13:20
 Campus 296
 Campus 458

Previsão de chegada: 13:45

Microônibus:

Saída às 12:20 direto para o IB
Previsão de chegada: 13:00

TARDE: Saída às 17:25 da Urca

Ônibus Urbano

 Campus 458
 Campus 296
 Praça XV – (Mergulhão) – 17:50
 Central do Brasil – 18:00
 Estação do Metrô de São Cristóvão – 18:10
 HUGG – 18:20
 IB – 18:30
 CCJP (São Clemente Estação de Metro) – 19:00
 Campus 296
 Campus 458

Previsão de chegada: 19:20

NOITE: Saída às 21:30 da Urca

Microônibus

 Campus 458
 Campus 296
 Praça XV (Mergulhão)
 Central do Brasil
 IB – 22:10
 Túnel Santa Bárbara
 Rua Pinheiro Machado – Laranjeiras
 Metrô de Botafogo
 Campus 296
 Campus 458

Não informaram a previsão de chegada

NOITE: Saída às 22:10 da Urca

Ônibus Urbano:

 Campus 458
 Campus 296
 Praia do Flamengo
 Praia de Botafogo
 Praça XV
 Central do Brasil
 Metrô São Cristóvão
 Praça Saens Pena
 Campus 296
 Campus 458

Não informaram a previsão de chegada