09 dezembro 2006

Segunda começa o RECINE

A dica do DACAR pra esta semana que se inicia, praticamente sem aulas na UNI-RIO é a participação do Festival Cinema de Arquivo (RECINE) que irá ocorrer nas dependências do Arquivo Nacinal no centro do Rio de Janeiro.


O tema deste ano é Vanguardas.

Vale a pena conferir, o evento é show de bola, principalmente pra quem é historiador, arquivista, cientista social, etc...

07 dezembro 2006

Modernização Curricular na UNI-RIO

Depois de alguns anos de trabalho, foi aprovado no dia 5 de dezembro de 2006, no Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (após passar por outras instâncias), a Reforma Curricular do Curso de Bacharelado em Arquivologia da UNIRIO, que passa a vigorar para os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2007.

O novo currículo tem como principais características uma menor quantidade de disciplinas obrigatórias e um grande elenco de disciplinas optativas, dentre as quais cada aluno poderá escolher de modo a montar sua formação em consonância com seus interesses; além da inclusão de atividades de pesquisa e extensão na carga horária total do curso.

Haverá a possibilidade dos alunos que já estão cursando optarem pelo currículo novo, mediante definição de normas e tabela de equivalência entre as disciplinas do currículo em vigor e do currículo a ser implantado.

O atual Diretório Academico se esforçou em participar presencialmente das reuniões deste Conselho, que aconteceram na maioria das vezes na parte da tarde, mas que em função de estágios e compromissos de trabalho não pudemos estar em todas as reuniões e principalmente na que definiu as modificações no curso de Arquivologia.

De qualquer forma, estivemos divulgando no nosso jornal O Arquivoz que tal ajuste curricular estava em curso.

Veja aqui a nova GRADE CURRICULAR DA UNI-RIO do curso de Arquivologia.